Resíduos orgânicos em shoppings: Biodigestor ECO-PRO é solução

Gestão Resíduos em Shopping - Eco Circuito

Com a implantação do Biodigestor ECO-PRO, o descarte sustentável de resíduos orgânicos contribui para que shopping chegue mais perto de atingir a marca Aterro Zero. A inovação auxilia, ainda, na redução de custos operacionais.

Como parte de projeto criado para atingir a marca Aterro Zero, Parque Shopping Bahia é o primeiro shopping a adotar o Biodigestor da Eco Circuito. O Biodigestor faz a gestão completa dos resíduos orgânicos, reduzindo o volume de resíduos sólidos que o shopping envia ao aterro e otimizando o processo de descarte. O shopping, que faz parte do grupo Aliansce Sonae, se aproxima, ainda, de uma operação sustentável e ambientalmente responsável.

Projeto Biodigestor: reduzindo custos e emissão de CO2 na operação do Shopping 

O Projeto Biodigestor, uma parceria entre o Parque Shopping Bahia e a Eco Circuito, faz parte do programa de Gestão de Resíduos Sólidos, que visa implantar soluções sustentáveis na operação do shopping. Por ter um funcionamento automatizado e inteligente, o Biodigestor ECO-PRO auxilia na redução de custos gerais na operação. O equipamento possibilita a otimização de processos, que reduz a necessidade de saco de plástico e câmara fria, além de assegurar um ambiente limpo e saudável. 

“Estamos na busca da marca de Aterro Zero, destinando corretamente todos os resíduos gerados nas dependências do shopping. Esse é mais um passo importante para a redução de resíduos sólidos enviados ao aterro sanitário. Além de reduzir a emissão de carbono ao diminuir o número de viagens para transportá-lo ao aterro”, destaca Thiago Cunha, superintendente do Parque Shopping Bahia.

Com tecnologia biomecânica e 100% natural, o Biodigestor da Eco Circuito transforma os restos de alimentos em efluente. Este resíduo, por sua vez, é destinado a ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes), onde passa por tratamento, gerando água de reuso. No caso do Parque Shopping Bahia, o sistema de irrigação do jardim usa toda a água gerada nesse processo, fechando o ciclo. Porém, quando não há interesse em reutilizar o efluente, é possível ainda descartá-lo diretamente em caixas de gordura.

Compactos, com operação autônoma, pesagem automática e monitoramento remoto, os Biodigestores ECO-PRO minimizam o manuseio de resíduos e dependência de aterros sanitários ou destinos externos.>> Confira aqui se o Biodigestor da Eco Circuito é solução ideal para a sua operação

Você sabia o que é a marca  Aterro Zero?

Criado na década de 70 pela Aliança Internacional Zero Waste (ZWIA), o conceito “Aterro Zero” (ou “Lixo Zero”) vem desde então – e cada vez mais – sendo discutido por empresas de todo o mundo. Com o intuito de minimizar a destinação de resíduos a aterros, a meta estipulada pela organização é, principalmente, desviar 90% dos resíduos de aterros, incineração e lixões

Aqui no Brasil, a ZWIA é representada pelo Instituto Lixo Zero (ILZB) e, em suas palavras:  o conceito Lixo Zero consiste no máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos recicláveis e orgânicos e a redução – ou mesmo o fim – do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários e\ou para a incineração. Para discutir o tema de forma aprofundada, o Instituto promove anualmente o Encontro Lixo Zero

>> Na edição de 2020 do Encontro Lixo Zero, Eduardo Prates, sócio-diretor da Eco Circuito, participou moderando a mesa “O Futuro do Resíduo Orgânico: Voltar para a Natureza”.

Para elucidar o modelo Aterro Zero, faz sentido pensar e aplicar o conceito dos 5Rs da sustentabilidade (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Recusar). E, vale lembrar, como o próprio ILZB destaca em seu site: a responsabilidade nesta meta é de todos – indústria, comércio e consumidores.

Gestão de resíduos orgânicos no Brasil 

De acordo com a WWF, somos o 4º país que mais produz lixo no mundo. O “Panorama dos Resíduos Sólidos”, relatório desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), por exemplo, traz a cifra de 82 milhões de toneladas anuais, ou 390 kg por habitante – e, desse total, quase 40% ainda têm os lixões como destino final

De todos os resíduos descartados, os orgânicos ainda representam 45% do total. Dados apresentados pelo Encontro Lixo Zero indicam que, em 2019, o Brasil produziu 37 milhões de toneladas de resíduo orgânico – porém apenas 1% desse resíduo foi reaproveitado.

Segundo dados da FAO Brasil, cerca de 30% dos alimentos produzidos no país sequer chegam à mesa da população, pois perdem-se antes, no processo. 

Resíduos orgânicos: conheça a rota do desperdício no Brasil

A gestão de resíduos orgânicos em shoppings

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece responsabilidade das empresas privadas sobre a destinação de seus próprios resíduos, além da logística reversa de seus produtos. Apesar de ter sido criada em 2010, a lei foi regulamentada apenas este ano, com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. De acordo com o decreto, deste ano no Diário Oficial da União, até 2040 metade de todo o lixo produzido deverá ser reaproveitado

O Relatório de Sustentabilidade 2019 da Abrasce aponta que 92% dos shoppings fazem coleta seletiva do lixo, mas só 35% destes adotam a logística reversa e 56% realizam tratamento e/ou reutilizam água na sua operação. Ou seja, apesar de ser um setor que vem olhando cada vez mais para a sustentabilidade em sua operação, ainda há muito o que conquistar.

Os principais destaques no setor ficam por conta de: campanhas de doação (84%), uso consciente de energia elétrica (84%), controle da emissão de gases poluentes (72%).

Colabore por um #mundomaisvivo 

Aqui na Eco Circuito, o nosso propósito é transformar geradores de lixo em agentes ambientais. Com muita inovação, nosso Biodigestor ECO-PRO transforma resíduos orgânicos em efluentes de forma automatizada e inteligente. Tudo isso com controle de procedência personalizada para reduzir o desperdício de alimentos em cozinhas profissionais, shoppings, hotéis, hospitais, refeitórios industriais e outros.

>> Confira aqui se o Biodigestor da Eco Circuito é solução ideal para a sua operação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email