Hotelaria aposta na gestão de resíduos orgânicos
O Resort La Torre é pioneiro a usar o biodigestor para desviar seus descartes de aterros
O biodigestor foi a escolha do La Torre Resort de Porto Seguro. A hotelaria aposta na gestão de resíduos orgânicos para redução expressiva do envio de resíduos para aterros e redução de desperdícios de alimentos.
Em entrevista ao Canal Restaurante, o CEO do Resort, Luigi Rotunno, explica as decisões e os impactos, e Eduardo Prates, fundador da Eco Circuito, detalha de forma técnica a principal solução implantada através do biodigestor.
Depoimento Luigi Rotunno, CEO do Resort La Torre
“A grande vantagem é que cada vez que a gente coloca o resíduo no biodigestor, a gente coloca e digita qual setor, horário, qual tipo de resíduo e temos um monitoramento detalhado da nossa empresa. O benefício econômico inimaginável. E falo por experiência. Vamos saber qual o setor que temos que trabalhar para reduzir o desperdício do alimento. O biodigestor foi o investimento mais rentável e sustentável que nós fizemos das outras soluções que escolhemos”.
O La Torre é o primeiro Resort do Brasil a usar essa tecnologia. A utilização do equipamento traz maior produtividade e higienização do ambiente, além de tirar a dependência do uso de sacos plásticos de lixo e todo impacto externo do descarte, evitando riscos de contaminação e emissão de gases de efeito estufa. Até o fim do ano, a tecnologia irá possibilitar que o La Torre desvie pelo menos 40 toneladas de orgânicos dos aterros, equivalente a mais de 100 toneladas anualmente. O resort também conta com uma ferramenta de gestão sobre seus descartes, para atuar de forma efetiva na redução de desperdícios do resort.
“Estamos perfeitamente alinhados com a agenda ESG do La Torre. Entre nossos objetivos é a maior transparência nos processos, e através da tecnologia e engajamento. Buscamos identificar oportunidades para evitar que o alimento vire resíduo: reduzir o desperdício é atuar na causa raiz do problema, e o descarte sustentável tem impacto imediato na operação”, complementa Eduardo Prates, fundador e CEO da Eco Circuito.
Clique aqui para mais informações
