Resort elimina descarte de orgânicos e micro-plásticos no mar com o Biodigestor

Case Resort Maldivas - Eco Circuito

Veja como o Dusit Thani Maldives fortaleceu sua responsabilidade ecológica com uso do equipamento de tecnologia avançada. 

O Dusit Thani Maldives, resort cinco estrelas que combina a hospitalidade tailandesa com o ambiente de luxo incomparável nas Maldivas, investiu em inovação e tecnologia para  reduzir o descarte de resíduos orgânicos em aterros sanitários e até no mar — prática bastante comum na tropical nação banhada pelo Oceano Índico.  

Neste artigo, você vai ver como a adoção do Biodigestor LFC foi fundamental nesta iniciativa. Também vai entender que benefícios essa importante organização hoteleira obteve com a iniciativa.

Acompanhe!

O desafio

Romper o ciclo de descarte irresponsável de resíduos orgânicos.

Aproximadamente, um terço dos alimentos produzidos para consumo é perdido ou desperdiçado. Isso correspondendo a 1,3 bilhão de toneladas por ano. 

Embora existam vários métodos para descartar resíduos biodegradáveis ​​e orgânicos com segurança, a prática geral em vários hotéis e resorts nas Maldivas é jogá-los no oceano. 

E isso acarreta uma série de consequências — para os hotéis e resorts é uma prática bastante danosa, pois dependem da limpeza das praias e recifes para atrair visitantes.

Com isso em mente, a direção do Dusit Thani Maldives foi em busca de uma solução. E a resposta encontrada foi o Biodigestor LFC, produzido pela Power Knot — que no Brasil é distribuído com exclusividade pela Eco Circuito. 

“A sustentabilidade está no DNA de nosso resort. Estamos comprometidos em fazer do desenvolvimento sustentável nossa bandeira. Nossa jornada em direção a um planeta mais verde e um futuro sustentável vem com o apoio e engajamento de nossa equipe, parceiros e convidados”, explica Thomas Weber, gerente geral do Dusit Thani Maldives.

A solução

Biodigestor LFC, para transformar restos de alimentos em efluentes para descarte na rede de esgoto de maneira segura e sustentável. 

O biodigestor LFC é um equipamento de última geração que elimina os resíduos alimentares de forma segura e econômica, substituindo o tradicional — e ambientalmente danoso — descarte de resíduos alimentares em lixeiras comuns e, no caso das Maldivas, até no mar. 

“Os técnicos do Biodigestor LFC vieram para a instalação e fizeram um trabalho louvável. Eles treinaram os membros da nossa equipe; meu vice e eu, além de oito funcionários do jardim que lidam com a segregação de resíduos alimentares”, explica Ajith Kumar, engenheiro-chefe da Dusit Thani Maldives.

Resultados

Eliminação sustentável de até 500 quilos de resíduos orgânicos por dia.

Em média, o Dusit Thani Maldives tem aproximadamente 220 convidados e 250 funcionários, gerando 500 quilos de resíduos alimentares. 

O Dusit Thani Maldives emprega o modelo LFC-500, um biodigestor 100% automático e natural que decompõe os resíduos alimentares usando uma série de processos nos quais as bactérias decompõem os materiais ​​na presença de oxigênio, um processo aeróbico sem geração de gás ou odores. O único subproduto do processo  é um efluente ambientalmente seguro a ser eliminado pelo ralo.

Praticamente todos os resíduos de uma cozinha industrial, incluindo frutas, legumes, carne, peixe, queijo, pão, arroz e macarrão, podem ser descartados no biodigestor, sejam crus ou cozidos. O processo é carbono-neutro e totalmente verde pois não utiliza produtos químicos e tem um baixíssimo consumo de energia.

O Biodigestor LFC vem com uma interface digital e se conecta a nuvem para que tudo relacionado à máquina possa ser monitorado remotamente, e gera relatórios para nortear a gestão da cozinha para programar sua produção.

Como o Dusit Thani Maldives lida com o subproduto? 

“O subproduto em forma líquida é conectado diretamente à Estação de Tratamento de Esgoto, onde é filtrado e reaproveitado para regar jardins e plantas”, explica Ajit.

As práticas de sustentabilidade em Dusit Thani estão centradas em conservar o meio ambiente, proteger todas as formas de vida, construir comunidades locais resilientes e apoiar as economias locais para promover o crescimento econômico inclusivo. 

Para Dusit Thani Maldives, a sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas um modo de vida essencial.

“A adoção de práticas sustentáveis, como a eliminação progressiva do uso de plásticos descartáveis, incluindo canudos e garrafas de plástico e a instalação de painéis solares, são apenas exemplos simples de nosso compromisso persistente com a preservação do meio ambiente. Estamos trabalhando para implementar mais iniciativas para cuidar do nosso meio ambiente ”, acrescenta o  gerente geral Thomas Weber.

Tecnologia acessível e disponível no Brasil

O biodigestor LFC é uma alternativa carbono-neutro e prática ao descarte tradicional de resíduos de alimentos, e uma excelente ferramenta para reduzir o desperdício. 

“Estamos passando por um momento nunca visto em nossa geração, e nossa sociedade está buscando um futuro mais limpo e responsável. Felizmente a agenda aterro zero ganha corpo em diversos segmentos, inclusive o hoteleiro, que detém um enorme potencial para incorporar a economia verde nessa retomada, seja através do consumo racional de água e energia, e também pelo avanço na gestão de seus resíduos, principalmente para reduzir o desperdício”, comenta Eduardo Prates, diretor-executivo da Eco Circuito. 

Biodigestor LFC sequestra partículas de plástico

Por mais que a gestão de resíduos seja bem feita para separar o orgânico de outros tipos de resíduos, muitas vezes pedaços de plástico também são descartados.  Mas isso não é um problema para o Biodigestor LFC.

O equipamento age como um último recurso para evitar que o micro-plástico volte para a natureza. Os plásticos ficam retidos no Biodigestor até que sejam manualmente retirados e destinados para reciclagem.   

→ Você quer conhecer o Biodigestor LFC e saber como essa tecnologia pode ajudar sua empresa a reduzir custos e se tornar mais sustentável? Entre em contato conosco!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print