Como o Biodigestor ECO-PRO contribui para o turismo sustentável

Ecocircuito - equipe especializada

O conceito de sustentabilidade desembarcou no mercado de turismo brasileiro a fim de alavancá-lo a um alto patamar de excelência. Felizmente, hoje não faltam razões e nem mesmo ferramentas para que empreendimentos turísticos se tornem mais sustentáveis. Existem diversos benefícios que o Biodigestor ECO-PRO proporciona para esse setor.

Idealizado levando em conta o pleno desenvolvimento sustentável, o Biodigestor ECO-PRO surge como um instrumento essencial para empresas de turismo de diferentes meios de hospedagem, pois envolve conscientização e engajamento, automação e tecnologia.

Todo e qualquer negócio voltado para o atendimento ao público turista, sobretudo gastronômico, pode se beneficiar dessa inovação sem demandar grandes ajustes operacionais, e inclusive reduzir riscos à saúde dos operadores.

Trata-se de uma tecnologia de alto padrão perfeita para empreendimentos que querem se modernizar, alterando a maneira em que lidamos com nossos resíduos, e contribuindo para o crescimento do mercado do turismo, sem prejudicar em nada o meio ambiente.

Biodigestor ECO-PRO: O que é, e por que é tão vantajoso?

De maneira clara, o Biodigestor ECO-PRO é um equipamento que transforma resíduo orgânico sólido em efluente – sob a forma líquida, destinado para tratamento em caixas de gordura, ou ainda ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes), para gerar água de reuso.

Livre de produtos químicos, o equipamento conduz a reciclagem dos restos de alimentos, sejam crus ou cozidos, em processo de biodigestão aeróbia, sem geração de gases ou odores, de modo automatizado e 100% natural. 

Além disso, os Biodigestores ECO-PRO são compactos com estrutura 100% em aço inox, e contam com tecnologia para monitoramento remoto de desempenho, e principalmente para assegurar o controle e a procedência dos descartes. Identificando as fontes e causas dos descartes, usuários da solução podem combater o desperdício de alimentos de forma direcionada e efetiva.

Em outras palavras, o equipamento  promove a melhoria de processos internos, desde a geração do resíduo e seus fluxos, eliminando gasto de tempo desnecessário com manuseio, e ainda contribui com a redução de impactos ambientais. Afinal, um Biodigestor completo não apenas reduz o descarte de resíduos alimentares em aterros sanitários, mas também possibilita atuar na prevenção do desperdício.

Como o mercado do turismo pode se beneficiar?

Não há como negar que o mundo pede, cada vez mais, ações responsáveis também no universo comercial e corporativo. Dito isso, o mercado do turismo se encaixa nesse padrão, sendo cobrado constantemente para apresentar mudanças e projetos embasados na sustentabilidade.

Obtendo ajuda das soluções certas, empreendimentos turísticos brasileiros conseguem unir preservação ambiental e cultural ao desenvolvimento econômico de tal mercado, tornando-se uma referência nesse sentido.

Com esse propósito, a Eco Circuito lançou o Biodigestor ECO-PRO, que agora existe para implementar um dinamismo dos sonhos para cozinhas profissionais de hotéis, resorts, pousadas, entre outros estabelecimentos.

Transformando resíduos de alimentos em efluente, com processo carbono-neutro e livre de produtos químicos, o Biodigestor ECO-PRO cumpre com os requisitos econômicos, ambientais e expectativa do público turístico. Tudo isso fazendo valer a concepção de sustentabilidade com resultados reais e mensuráveis.

Veja as vantagens de se investir no Biodigestor ECO-PRO

  • Permite operação autônoma para descartes;
  • Registros automáticos de pesagem, horário e frequência;
  • Minimiza manuseio, riscos de contaminação e insalubridade por resíduos;
  • Reduz a dependência de aterros e pontos críticos de controle com maior eficiência operacional;
  • Traz o controle personalizado de procedência de descartes para evitar o desperdício;
  • Promove maior reconhecimento do empreendimento no mercado

Entre as características da solução estão:

  • Processo biológico, carbono-neutro, sem geração de gases ou odores;
  • Software embarcado com central de monitoramento em tempo real;
  • Geração de efluente livre de químicos e 100% natural;
  • Suporte técnico e monitoramento 24 horas;
  • Versão NR-12 disponível.

Vale dizer que ações de turismo sustentável, como a implementação de um Biodigestor ECO-PRO nas dependências de hotéis, pousadas, etc., é um passo importante para desenvolver a consciência socioambiental da equipe, assim como do próprio turista. Ou seja, a empresa que adota uma medida assim exerce um poderoso papel em conscientizar o público interno quanto externo ao empreendimento.

La Torre Resort colhe os bons frutos do Biodigestor da Eco Circuito

Citar o case de sucesso do La Torre Resort é primordial para reforçar os benefícios do Biodigestor ECO-PRO. Situado em Porto Seguro, na Bahia, o resort foi o primeiro no Brasil a investir na alta tecnologia do equipamento produzido pela Eco Circuito.

Com a instalação feita e a equipe treinada, o empreendimento começou a perceber os ganhos inestimáveis à economia, produtividade e à gestão de operações internas.

“A grande vantagem é que cada vez que colocamos o resíduo no Biodigestor, ao mesmo tempo digitamos qual setor, horário, qual tipo de resíduo. Assim, temos um monitoramento detalhado da nossa empresa”, explicou Luigi Rotunno, CEO do La Torre Resort ao Canal Restaurante.

Para o gestor, o benefício econômico do Biodigestor ECO-PRO é inimaginável. “E falo por experiência. Como resultado, sabemos qual setor temos que trabalhar para reduzir o desperdício do alimento. Definitivamente, o biodigestor foi o investimento mais rentável, assim como mais sustentável que fizemos dentre as demais soluções que escolhemos”, ressaltou Rotunno.

A equipe do resort baiano também observou o fato do Biodigestor eliminar a dependência do uso de sacos plásticos de lixo, não causando impactos a mais no descarte externo.

Eduardo Prates, fundador e CEO da Eco Circuito, detalhou o trabalho junto ao resort. “Estamos perfeitamente de acordo com a agenda ESG do La Torre. Entre nossos objetivos está a maior transparência nos processos através da tecnologia e engajamento. Buscamos identificar oportunidades para evitar que o alimento vire resíduo”, garantiu.

Com o equipamento, o La Torre estima, até o final deste ano, um desvio de pelo menos 40 toneladas de orgânicos dos aterros sanitários. De fato, não há como ter dúvidas dos benefícios do Biodigestor ECO-PRO para o mercado, não só turístico, como brasileiro de modo geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *