Escola elimina custos de descarte de alimentos com Biodigestor LFC

Escola - Eco Circuito

A Meyer Academy, situada em Palm Beach Gardens, Florida, é uma escola da comunidade judaica bastante tradicional e reconhecida por sua excelência que atende a alunos do jardim de infância à oitava série.

Neste artigo, você vai ver como essa prestigiosa instituição de ensino eliminou seus custos com o descarte de alimentos apenas 24 horas depois de colocar o Biodigestor LFC em operação.

Confira!

O desafio

Eliminar gastos com transporte de resíduos sólidos de alimentos

A Mayer Academy, além de preocupada com seu impacto socioambiental buscava ser um exemplo para seus estudantes. 

Para isso, buscou reduzir o volume de resíduos sólidos de alimentos enviados aos aterros, o que lhe gerava um alto custo anualmente.

Outro desafio bastante palpável da instituição de ensino era a emissão de cerca de 18 toneladas de CO2 todos os anos. Era preciso trabalhar para uma redução significativa, uma vez que o tema faz parte da filosofia da escola. 

A solução

Inserir o Biodigestor LFC na rotina da escola

Ao adquirir o Biodigestor LFC, a Mayer Academy conseguiu reduzir até 90 quilos de resíduos sólidos de alimentos a serem enviados aos aterros todos os dias. O equipamento usa uma mistura proprietária de microrganismos e enzimas para decompor aerobicamente restos de alimentos em 24 horas.

Com o Biodigestor LFC, os sólidos alimentares são transformados em efluente descartado com segurança na rede municipal de esgoto. A escola também tem a opção de tratá-la e utilizá-la para irrigar e fertilizar seu jardim simultaneamente.

Na prática, a equipe da cozinha descarta diariamente no Biodigestor LFC entre 6 e 27 kg de resíduos de preparação de alimentos, além das sobras retiradas das mesas da lanchonete. 

Resultados

Economia de 5 mil dólares anuais e mais produtividade na cozinha

Além de economizar cerca de cinco mil dólares anuais — já que não é preciso gastar com o transporte dos resíduos e com as taxas ambientais —, a Meyer Academy também proporcionou mais produtividade à equipe da cozinha.

Para Lindsey Ilarraza, gerente de cozinha, a praticidade do Biodigestor LFC facilita o cotidiano do time. “Costumávamos retirar o lixo três ou quatro vezes por dia. Agora, esvaziamos nossas latas de lixo uma vez por dia. Isso nos permite realizar menos coleta de lixo em uma semana — na maioria das vezes, é feita apenas uma”.

Responsabilidade socioambiental

Desviar resíduos de alimentos dos aterros sanitários beneficia o meio ambiente, evitando as emissões de metano. A decomposição anaeróbica de resíduos de alimentos em um aterro sanitário emite metano, que é 84 vezes pior para a atmosfera do que o CO2. Assim como no Brasil, nos EUA o resíduo compõe a maior parte do lixo enviado para aterros sanitários. Alterar esse processo irá evitar a geração de gases de efeito estufa.

Resultados financeiros e ambientais

Dentro do Biodigestor, um braço gira lentamente para misturar os restos de comida, água e oxigênio. 

O processo contínuo produz água, calor e CO2. O CO2 criado durante a decomposição faz parte do ciclo natural de geração de carbono das plantas, o que torna o processo neutro em carbono.

À medida que o lixo se decompõe gradualmente e se torna líquido, o sistema realiza automaticamente a descarga por gravidade para a rede de esgoto. Uma tela de malha fina no biodigestor concentra os resíduos não orgânicos descartados inadequadamente que não se decompõem, como plásticos, barbantes, talheres, entre outros, reforçando a necessidade de uma boa triagem dos resíduos da cozinha.

O sistema do Biodigestor LFC rastreia e informa o desempenho

A tecnologia permite a pesagem automática dos resíduos que são adicionados e digeridos, e o software compila dados gráfica e numericamente sobre o uso e os resíduos digeridos. Os resultados são exibidos na tela de toque da máquina ou no computador, contendo a quantidade de resíduos descartada, e seu equivalente em  CO2 sendo desviado do aterro. No caso da Meyer Academy, o volume registrado em um ano foi de 18 toneladas.

Para o operador, a tela de toque exibe a taxa de descarga, a partir da qual o computador calcula quanto mais resíduos podem ser descartados a qualquer momento. 

Para fins de controle de qualidade de desempenho, os equipamentos instalados no Brasil são monitorados remotamente pela central do cliente da Eco Circuito.

Os resultados obtidos pela Meyer Academy são surpreendentes, não acha? Você quer conhecer o Biodigestor LFC e saber como essa tecnologia pode ajudar sua empresa a reduzir custos e se tornar mais sustentável? Entre em contato conosco!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

POSTS MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa newsletter

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS