Escola de gastronomia apresenta Biodigestor a seus alunos, futuros chefs

Case escola de gastronomia - Eco Circuito

Localizada na Califórnia, renomada escola de gastronomia amplia educação socioambiental com tecnologia e inovação.

A Power Knot, líder de mercado em produtos que processam resíduos de alimentos em operações comerciais de serviços de alimentação, destaca os benefícios do descarte sustentável de resíduos de alimentos a uma geração aspirante de chefs em parceria com o New Orleans Culinary & Hospitality Institute (NOCHI)

Para abraçar um futuro de baixo carbono, os alunos da NOCHI agora têm o Biodigestor para processar todos os resíduos de alimentos no local e, assim, desviá-los do aterro onde contribuiriam para os gases de efeito estufa.

A seguir, confira todos os detalhes dessa história de sucesso!

NOCHI: compromisso e educação socioambiental

Os cinco andares com cerca de 28 mil metros quadrados da NOCHI são uma combinação única de construções antigas que datam de 1920 e obras mais recentes de 2000, todas renovadas para as operações exclusivas da NOCHI como escola de culinária. 

As instalações de última geração incluem cozinhas de ensino, refeitório, laboratório de testes sensoriais, cozinha de produção e salas de aula. 

A NOCHI tem capacidade para atender até 500 alunos por ano em vários programas e hospeda milhares em eventos e no Café NOCHI. 

E essa grandiosidade toda tem um componente bastante nobre: a escola se preocupa com a formação socioambiental das pessoas que, com um diploma em mãos, serão futuros líderes do mercado gastronômico.

“Como uma escola de culinária, pretendemos estar na vanguarda da inovação e da sustentabilidade, e estamos entusiasmados em fornecer aos nossos alunos a exposição a um digestor de resíduos de alimentos ao longo de seu treinamento”, diz Leah Sarris, Diretora Executiva da NOCHI. 

“O setor de foodservice é conhecido por gerar resíduos de alimentos, que normalmente são coletados junto com o lixo e enviados para aterros. O biodigestor proporcionou uma grande oportunidade para iniciarmos um diálogo muito importante com os nossos alunos sobre a importância da gestão dos resíduos em geral e dos resíduos alimentares em particular”.

Biodigestor : garantia de educação socioambiental

Na NOCHI, o biodigestor processa em média cerca de 200 libras de resíduos por dia. Esse volume de lixo orgânico em um aterro geraria metano prejudicial (um gás de efeito estufa com 84 vezes o potencial de aquecimento global do dióxido de carbono). 

Desde a sua instalação, o Biodigestor processou mais de 8 toneladas de resíduos alimentares, o que representou uma redução das emissões de 34 toneladas de CO2e.

Como parte de seu compromisso de minimizar o desperdício, a NOCHI está orquestrando um estudo de desperdício em todos os departamentos da escola. 

“Nosso objetivo é encontrar áreas onde ocorre desperdício, ajustar as compras e criar receitas para reduzir o desperdício sempre que possível. Estamos sempre alinhando nossas aulas para promover o uso entre diferentes programas”, afirma Sarris. 

A executiva conta também as mudanças realizadas a partir da parceria com a Power Knot, fabricante do Biodigestor — que no Brasil é representada exclusivamente pela Eco Circuito. 

“Mudamos a aula de panificação e confeitaria para se alinhar com a aula de artes culinárias, que foca em fazer sanduíches, para que os alunos de artes culinárias possam utilizar o pão que está sendo feito internamente. Também estamos trabalhando para alinhar nossos eventos privados e programas de catering com a produção para reduzir o desperdício de produtos feitos em classe. Além disso, estamos nos concentrando no aumento da utilização de nossos jardins no telhado para cultivar ervas que irão reduzir o desperdício de embalagem associado à compra de um fornecedor ”.

A direção da NOCHI garante que está muito satisfeita com a parceria, pois com ela conseguiu pavimentar um caminho seguro para o desenvolvimento de práticas de gestão de resíduos sustentáveis ​​para futuros chefs.

Iain Milnes, presidente da Power Knot, também comemora a iniciativa. “Além de descartar de maneira segura os resíduos alimentares, o biodigestor ajudará os alunos da NOCHI a entender seus volumes de resíduos, projetar pratos que minimizem o desperdício e até mesmo controlar o lado do fornecimento, ajudando a otimizar os padrões de pedido”.

Como funciona o Biodigestor

O biodigestor é uma alternativa prática ao descarte tradicional de resíduos de alimentos. Utiliza um processo onde microorganismos decompõem o material biodegradável na presença de oxigênio, sem odor. 

O processo acelera a digestão dos restos de alimentos, usando uma mistura proprietária de microrganismos e enzimas, 100% natural. Seu único subproduto é um efluente ambientalmente seguro e adequado para descarga pelo ralo. 

A maioria dos resíduos de uma cozinha industrial, incluindo frutas, legumes, carne, peixe, queijo, pão, arroz e macarrão, são processados pelo biodigestor, sejam alimentos crus ou cozidos. O processo é neutro em carbono e totalmente verde, pois não usa produtos químicos.

→ A Eco Circuito está à disposição dos institutos de gastronomia para introduzir esse novo conceito na formação de futuros líderes da culinária nacional. Entre em contato conosco!

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print

POSTS MAIS RECENTES

Inscreva-se na nossa newsletter

    ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS