Edifício Pátio Victor Malzoni gera 4 mil litros de água de reuso por mês com biodigestor

patio-malzoni

Referência no Brasil em iniciativas ambientalmente responsáveis, edifício utiliza equipamento da Power Knot, empresa líder global no segmento de biodigestores, representada com exclusividade no Brasil pela Eco Circuito.

O Pátio Victor Malzoni, referência no Brasil pelas iniciativas ambientalmente responsáveis, foi o primeiro edifício comercial do país a utilizar a tecnologia do Biodigestor LFC para a destinação sustentável de resíduos de alimentos gerados pelos estabelecimentos alocados no prédio.

Instalado na Central de Gerenciamento de Resíduos (CGR) desde Junho de 2017, o equipamento produz 4 mil litros de água de reuso por mês – ou seja, para cada quilo de resíduo de alimento são produzidos cerca de 2,5 litros de efluente, direcionado à estação de tratamento de esgoto local do prédio. Lá, o efluente é transformado em água para alimentar o sistema interno do edifício.

Ao todo, desde a implantação do Biodigestor LFC, mais de 100 mil litros de água de reuso foram geradas no local, contribuindo para o consumo de água em ciclo fechado em atividades como irrigação de áreas verdes, abastecimento dos espelhos d’água, sanitários, dentre outras.

Por meio de um processo natural, com uso de água e microrganismos como agentes transformadores, a biodigestão, complementada com tecnologia criada no Vale do Silício (EUA), simplifica a operação uma vez que viabiliza a descarga automática dos materiais e digitaliza essas informações em tempo real. O resultado é uma maior taxa de desvio de aterros para os resíduos gerados pelos quatro restaurantes do edifício.

Os benefícios alcançados pelo processo reforçam o compromisso do projeto EcoMalzoni em ampliar as práticas sustentáveis do empreendimento e difundir ações ambientalmente responsáveis, postura reconhecida por diversos prêmios nas categorias Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

“O primeiro benefício do biodigestor é minimizar, cada vez mais, o uso do aterro sanitário, objetivo que está em acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e os ODS’s, os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. E como é um processo natural de decomposição, o custo operacional é muito baixo, pois o consumo de energia é de até 85% menor em comparação com as composteiras elétricas”, explica Eduardo Prates, diretor executivo da Eco Circuito, representante da tecnologia no Brasil.

Clique aqui e saiba mais sobre o Biodigestor LFC

Sobre o Edifício Pátio Victor Malzoni

Localizado no nº 3.477 da avenida Brigadeiro Faria Lima, o Pátio Victor Malzoni se tornou um verdadeiro símbolo não apenas da região da Nova Faria Lima – conhecida pela presença de modernos edifícios corporativos – mas de toda a cidade de São Paulo. Com projeto de Botti Rubin Arquitetos, o edifício está construído em um terreno de 20 mil metros quadrados, e possui uma arquitetura única, que combina a modernidade de vidros semirefletivos com as paredes de taipa de pilão restauradas da Casa Bandeirista.  O prédio oferece áreas de convivência para o público externo e interno e tem a maior laje corporativa da América Latina com 5,000m², que fica sobre um vão de 45 metros, emoldurando e destacando a construção do século 18, mais uma característica única ao Pátio.

Considerado também um edifício verde, além de seu projeto de Eficiência Energética, que lhe dá praticamente autossuficiência elétrica e hídrica, realizou ainda a primeira horta subterrânea do país e faz a gestão dos resíduos produzidos pelo condomínio de maneira sustentável. Além disso, oferece para os condôminos diversas facilidades como engraxataria, máquina de flores, lavagem automotiva ecológica e lavanderia de roupas por aplicativo, além de incentivos como dois bicicletários com oficina dedicada e vestiários equipados. 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on print